APRESENTAÇÃO


     A Universidade Federal de Santa Catarina, em cooperação com a Universidade Nacional de Mar Del Plata, Argentina, realizou em Florianópolis, no período de 25 a 27 de outubro de 2000, o I Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária na América do Sul. O evento coordenado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária – NUPEAU (atual INPEAU), do Programa de Pós-graduação em Administração da UFSC, teve por finalidade estabelecer intercâmbio científico e cultural entre os países da América do Sul, além de identificar e analisar problemas comuns as gestão universitária da Região.

     A presença de autoridades acadêmicas de países como a Colômbia, Venezuela, Paraguai, Argentina e Uruguai e de praticamente todas as regiões brasileiras, foi uma demonstração do sucesso e da importância do Colóquio. A troca de experiências foi um dos pontos altos nas apresentações científicas. Palestrantes ilustres desses países trouxeram uma mostra fiel da situação vivida por suas instituições, confirmando necessidades e anseios comuns entre os países. A discussão de temas relevantes como políticas, estruturas, qualidade, avaliação e processo de mudança em IES deixou claro o quanto o intercâmbio entre essas Instituições pode contribuir para a melhoria da gestão universitária.

     Com esta publicação, pretende-se divulgar o conteúdo das Comunicações Científicas apresentadas no Colóquio, como subsídio para a reflexão daqueles que experienciam a realidade universitária.

Prof. Dr. Nelson Colossi

     O Colóquio foi realizado no Hotel Praiatur, situado na Praia dos Ingleses, costa norte da Ilha de Santa Catarina.

Secretaria do Colóquio Internacional CPGA/CSE Campus Universitário - Caixa Postal 476 Florianópolis SC Brasil CEP: 88040-900 Fax 055-48-3319539