>> ANAIS DO EVENTO <<
América do Sul
       O VII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, é uma realização conjunta da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, por meio do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU, e a Universidade Nacional de Mar del Plata – UNMdP, juntamente com a AEGES, na Argentina. Este evento tem contribuído significativamente para o despertar de uma nova visão sobre a Universidade na América do Sul.
       Os encontros anteriores permitiram aos participantes, aprofundar conhecimentos na área, propiciando uma reflexão consistente sobre o desenvolvimento da educação superior na América do Sul.
       Neste ano, o VII Colóquio realizar-se-á em Mar del Plata, Argentina, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro de 2007, e o tema escolhido é: Mobilidade, Governabilidade e Integração Regional.
       O VII Colóquio pretende, além de divulgar os mais recentes resultados de pesquisas sobre Gestão Universitária no continente sul-americano, promover o intercâmbio de idéias e experiências entre dirigentes, pesquisadores e alunos.
       O evento tem como objetivos principais:
  • fortalecer a interface entre universidades da região, na perspectiva de incrementar intercâmbios acadêmicos e culturais;

  • aprofundar a discussão sobre a vulnerabilidade das instituições universitárias perante as crises e mudanças que se produzem nos diversos países da América do Sul;

  • maximizar estudos sistemáticos sobre teorias e modelos de gestão aplicados às universidades da América do Sul; e

  • repensar estratégias de desenvolvimento para o Ensino e a Pesquisa em universidades sul-americanas.

Retrospectiva Histórica

           O Colóquio Internacional sobre “Gestão Universitária na América do Sul” é o exemplo de uma parceria que deu resultados positivos.  O projeto, resultante de um acordo inicial de cooperação que reuniu a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Administração – CPGA e do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU, no Brasil, e a Maestria en Gestión Universitaria da Universidade Nacional de Mar del Plata – UNMdP, da Asociación de Especialistas em Gestión de la Educación Superior – AEGES, na Argentina, em 2000, tem contribuído para o despertar de uma nova visão sobre a Universidade na América do Sul.
            Em 2003, efetiva-se a parceria com a Universidad Nacional Tres de Febrero – UNTREF, na Argentina, que sediou em 2003 o evento em Buenos Aires. A parceria com a Universidade Regional de Blumenau – (FURB), permitiu a realização VI Colóquio em 2006, em Blumenau, Santa Catarina, Brasil.
           Portanto, até o momento, foram realizados seis eventos, que contaram com a presença de autoridades acadêmicas como ministros de Estado e secretários de Educação Superior, reitores, pró-reitores, diretores e outros dirigentes do ensino superior, além de pesquisadores, professores, técnico-administrativos, alunos de pós-graduação lato e stricto sensu, e demais interessados na área de Gestão Universitária.
            Participaram, efetivamente, em praticamente todos os eventos, países da América do Sul como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Peru e Venezuela. Países como Espanha, Portugal e demais países da América Latina e do Caribe como a Nicarágua, a Costa Rica e o México, também participaram dos eventos.

I Colóquio: ocorreu em Florianópolis, em dezembro de 2000, e teve como tema “A Gestão Universitária na América do Sul”. Com a presença de 220 participantes, foram apresentados 40 artigos, todos resultantes de pesquisas de mestrado e doutorado.

II Colóquio: ocorreu em Mar del Plata no ano de 2001. Teve como tema: “A Universidade em Tempos de Crise”. Contou com 265 participantes, e foram 90 as apresentações de trabalhos acadêmicos.

- III Colóquio: também na Argentina, foi realizado em Buenos Aires, no ano de 2003. Tema: “Políticas e Gestão Universitária em Contextos de Crises”.Contou com a presença de 345 participantes, sendo apresentados 122 trabalhos científicos.

IV Colóquio: realizou-se em Florianópolis, no ano de 2004. Tema: “Alianças Estratégicas, Integração e Gestão Universitária”. Contou com a participação de 480 pessoas, e com a apresentação de 174 trabalhos científicos.

V Colóquio: realizado na cidade de Mar del Plata, Argentina, em 2005. Com: “Poder, Governo e Estratégia em Universidades da América do Sul” como abordagem temática. Contou com a presença de 320 participantes e com 253 apresentações de trabalhos.

- VI Colóquio: realizou-se em Blumenau, no ano de 2006. Tema: “Mudanças e Perspectivas na Gestão Universitária”. Contou com a presença de 224 participantes e com  150  apresentações de trabalhos.

           As temáticas escolhidas para os eventos devem-se, principalmente, à análise da realidade regional e do processo de mudanças estruturais contínuas ocorridas na educação superior em todo o mundo, e mais especialmente na América do Sul, na última década. 
Ao longo desses últimos seis anos, os resultados são visíveis no meio acadêmico e de gestão de universidades da América do Sul, o que tem permitido um profícuo intercâmbio entre representantes de governos, pesquisadores, professores e alunos, bem como dirigentes e técnico-administrativos. O convívio em outros eventos, a participação em bancas de mestrado e doutorado e em disciplinas de cursos de pós-graduação, publicações de artigos em conjunto (que já somam dezenas) e publicações de livros.

Durante os eventos foram lançados os seguintes livros:

- A Gestão Universitária em Debate
  Pedro Antônio de Melo, Nelson Colossi, Maria Goretti Broti et al.

- A Gestão Universitária em Tempos de Mudanças
   Nelson Colossi, Pedro Antônio de Melo et al.

- La Gestión Universitaria Frente a la Crisis: la Interacción Regional y el Futuro
   Norberto Fernandez Lamarra (org.)
  
- Aportes al Debate sobre la Gestión Universitaria – I
  Marcelo Efrón e Augusto Pérez Lindo (orgs.)

- Aportes al Debate sobre la Gestión Universitaria – II
  Marcelo Efrón e Roberto Ismael Vega (orgs.)

- Aportes al Debate sobre la Gestión Universitaria – III
  Marcelo Efrón e Norberto Fernández Lamarra (orgs.)

- Cenários da Gestão Universitária na Contemporaneidade
   Pedro Antônio de Melo e Nelson Colossi (orgs.)

- Estudos e Perspectivas em Gestão Universitária
  Nelson Colossi e Marli Dias de Souza Pinto (orgs.)

- Empreendedorismo e Estratégias em Instituições de Ensino Superior
  Gerson Tontini e Amélia Silveira

- A Formação Docente no Brasil, na América Latina e no Caribe
  Cláudio Rama, Michelle Bianchini de Melo, Pedro Antônio de Melo e Rodolfo Joaquim Pinto da Luz

- Relação Universidade - Empresa: Processo de Transferência de Tecnologia nas Empresas Catarinenses
  Luiz Alfredo Silveira

 
Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU
Centro Sócio Econômico / Universidade Federal de Santa Catarina
Campus Universitário – Trindade – Cx.P. 476 / CEP 88040 – 900 – Florianópolis – SC - Brasil
Site: http://www.inpeau.ufsc.br/   e-mail:inpeau@inpeau.ufsc.br   Tel: +55 48 3721 6649