UFSCMinistério da EducaçãoGoverno Federal
       
Confira os artigos selecionados para as Revistas associadas ao Colóquio. Clique aqui e confira.

Aos participantes e apresentadores de artigos no Colóquio que não fizeram a retirada dos certificados durante o evento, por favor, solicitem o envio por meio do seguinte e-mail: inpeau@inpeau.ufsc.br, com Nome Completo e Título do Trabalho apresentado

Os trabalhos melhor avaliados serão publicados em Revistas

O IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul é uma realização conjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU), e a Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP), juntamente com a Associação de Especialistas em Gestão da Educação Superior (AEGES), na Argentina, Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC), no Paraguai, Universidade Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), na Argentina e a Universidade de la Empresa (UDE), no Uruguai. Este evento tem contribuído significativamente para o despertar de uma nova visão sobre a Universidade na América do Sul.
America do Sul

 

      Os encontros anteriores permitiram aos participantes, aprofundar conhecimentos na área, propiciando uma reflexão consistente sobre a gestão de instituições de educação superior na América do Sul.
       Neste ano, o IX Colóquio realizar-se-á na cidade de Florianópolis, entre os dias 25 e 27 de novembro de 2009, e o tema escolhido é: A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS.
       O IX Colóquio pretende, além de divulgar os mais recentes resultados de pesquisas sobre Gestão Universitária no continente sul-americano, promover o intercâmbio de idéias e experiências entre dirigentes, pesquisadores e alunos.

O evento tem como objetivos principais:

- fortalecer a interface entre universidades da região, na perspectiva de incrementar intercâmbios acadêmicos e culturais;
- maximizar estudos sistemáticos sobre teorias e modelos de gestão aplicados às universidades da América do Sul;
- aprofundar a discussão sobre a vulnerabilidade das instituições universitárias perante as crises e mudanças que se produzem nos diversos países da América do Sul; e
- repensar estratégias de desenvolvimento para o Ensino e a Pesquisa em universidades sul-americanas.

Retrospectiva Histórica
           O Colóquio Internacional sobre “Gestão Universitária na América do Sul” é o exemplo de uma parceria que deu resultados positivos.  O projeto, resultante de um acordo inicial de cooperação que reuniu a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Administração – CPGA, e do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU, no Brasil, e a Maestria en Gestión Universitaria da Universidade Nacional de Mar del Plata – UNMdP, da Asociación de Especialistas em Gestión de la Educación Superior – AEGES, na Argentina, em 2000, tem contribuído para o despertar de uma nova visão sobre a Universidade na América do Sul.
            Em 2003, efetiva-se a parceria com a Universidade Nacional Tres de Febrero – UNTREF, na Argentina, que sediou em 2003 o evento em Buenos Aires. A parceria com a Universidade Regional de Blumenau – FURB, permitiu a realização do VI Colóquio em 2006,  na cidade de Blumenau, Santa Catarina, Brasil, o evento retorna a UNMdP em 2007, e em 2008 o VIII Colóquio é realizado em Assunção do Paraguai em parceria com a UTIC.
           Portanto, até o momento, foram realizados oito eventos, que contaram com a presença de autoridades acadêmicas como ministros de Estado e secretários de Educação Superior, reitores, pró-reitores, diretores e outros dirigentes do ensino superior, além de pesquisadores, professores, técnico-administrativos, alunos de pós-graduação lato e stricto sensu, e demais interessados na área de Gestão Universitária.
            Participaram, efetivamente, em praticamente todos os eventos, países da América do Sul, como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Peru e Venezuela. Países da europa como Espanha e Portugal, bem como outros da América Latina e Caribe como a Nicarágua, a Costa Rica e o México, também participaram dos eventos.

I Colóquio: ocorreu em Florianópolis, em dezembro de 2000, e teve como tema “A Gestão Universitária na América do Sul”. Com a presença de 220 participantes, foram apresentados 40 artigos, todos resultantes de pesquisas de mestrado e doutorado.

II Colóquio: ocorreu em Mar del Plata no ano de 2001. Teve como tema: “A Universidade em Tempos de Crise”. Contou com 265 participantes, e foram 90 as apresentações de trabalhos acadêmicos.

- III Colóquio: também na Argentina, foi realizado em Buenos Aires, no ano de 2003. Tema: “Políticas e Gestão Universitária em Contextos de Crises”.Contou com a presença de 345 participantes, sendo apresentados 122 trabalhos científicos.

IV Colóquio: realizou-se em Florianópolis, no ano de 2004. Tema: “Alianças Estratégicas, Integração e Gestão Universitária”. Contou com a participação de 480 pessoas, e com a apresentação de 174 trabalhos científicos.

V Colóquio: realizado na cidade de Mar del Plata, Argentina, em 2005. Com “Poder, Governo e Estratégia em Universidades da América do Sul” como abordagem temática. Contou com a presença de 320 participantes e com 253 apresentações de trabalhos.

VI Colóquio: realizou-se em Blumenau, no ano de 2006. Tema: “Mudanças e Perspectivas na Gestão Universitária”. Contou com a presença de 224 participantes e com  150  apresentações de trabalhos.

VII Colóquio: realizado na cidade de Mar del Plata, Argentina, em 2007. Teve como tema central: "Mobilidade, Governabilidade e Integração Regional". Contou com a presença de 260 participantes e com 156 apresentações de trabalhos.

VIII Colóquio:  realizado na cidade de Assunção no Paraguai, em 2008, teve como tema central A Gestão Universitária e a Garantia da Educação Superior como Direito Humano e Bem Público. Contou com a presença de 352 participantes e 80 apresentações de trabalhos.         

 As temáticas escolhidas para os eventos devem-se, principalmente, à análise da realidade regional e do processo de mudanças estruturais contínuas ocorridas na educação superior em todo o mundo, e mais especialmente na América do Sul, na última década. 



   Realização:
                                                        Apoio: